✨ Confira neste portal as Biografias dos artistas da música Lusófona〽️ - Powered by Muziklinee

Vado Más Ki Ás


Vado Más Ki Ás é um rapper português nascido em Portugal, criado no Bairro 6 de Maio, na Amadora. Sua ascendência é cabo-verdiana e sua jornada na música começou com rimas em crioulo cabo-verdiano, uma língua que, segundo ele, se distingue consideravelmente do crioulo guineense, por exemplo. 

Vado não é estranho à dureza da vida em um bairro desfavorecido e sua música é um reflexo dessa realidade. Ele testemunhou seu irmão mais novo sendo condenado a 13 anos de prisão e, durante sua adolescência, enfrentou a perda de sua mãe. No entanto, foi nesse ambiente que ele descobriu uma forma de expressão através do rap crioulo, que agora ele busca trazer a um lugar mais luminoso.



Após lançar mixtapes, um álbum e vários singles, Vado apresenta seu EP "Processo", um projeto pensado minuciosamente, no qual cada faixa revela aspectos diferentes de sua vida. As músicas foram sendo reveladas uma a uma, culminando no lançamento de "Fora da Lei", marcando também a conclusão do projeto. Conforme sua música se torna mais integrada à língua portuguesa e lida com temas mais leves, sem se afastar de suas experiências, Vado tenta introduzir a expressão artística em crioulo ao público em geral. Ele acredita que seu esforço é fortalecido pelo sucesso de outros artistas cabo-verdianos, como Julinho KSD ou Dino D’Santiago.

Em uma entrevista ao Rimas e Batidas, Vado Más Ki Ás explora o EP, as colaborações, sua infância desafiadora que o introduziu à música e o papel do crioulo no cenário musical português. Ele descreve seu EP "Processo" como uma representação de sua realidade musical, focando nos processos da música ao invés dos processos judiciais. Ele queria transmitir sua realidade através da música, evitando a abordagem da criminalidade.




Quando se trata de colaborações, Vado menciona artistas como Djodje e Pragga Donzalla, explicando que as colaborações aconteceram de maneira orgânica à medida que ele tentava misturar as essências das gerações passadas e presentes. Ele destaca a importância de aprender com os mais experientes enquanto traz uma nova visão à sua música.

Vado compartilha a evolução de sua linguagem musical, passando do crioulo para o português. Ele vê essa mudança como uma evolução natural, resultado de seu desejo de se conectar mais profundamente com seu público. Ele reconhece que compartilhar suas experiências de maneira compreensível é fundamental para construir essa conexão.



Finalmente, Vado Más Ki Ás acredita que há espaço no mercado musical português para sua música, uma fusão de línguas e culturas que pode ressoar universalmente. Ele acredita que a mistura de línguas e ritmos pode ultrapassar barreiras linguísticas e culturais, permitindo que as pessoas se conectem através da essência da música.

No geral, a jornada musical de Vado Más Ki Ás destaca sua evolução de um ambiente desafiador para um artista que busca compartilhar positividade e conexão por meio de sua música. Sua habilidade de transcender barreiras linguísticas e culturais é um testemunho da força de sua mensagem e arte.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem