✨ Confira neste portal as Biografias dos artistas da música Lusófona〽️ - Powered by Muziklinee

Dygo Boy

 


Hugo Diogo Mendonça, nascido a 25 de abril de 1985 em Maputo, Moçambique, é mais conhecido pelo seu nome artístico Dygo Boy Jurus. Ele é um apresentador, cantor, compositor e produtor moçambicano de renome.



Biografia Dygo Boy

Hugo Diogo Mendonça, nascido em Maputo e cidadão moçambicano, veio ao mundo em 25 de abril de 1985. Ele é uma figura multifacetada no cenário artístico, sendo apresentador, cantor, compositor e produtor musical.

Foi criado por sua tia, Vitória Dias Diogo, que também é Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social em Moçambique.

Dygo Boy, como é carinhosamente chamado por seus fãs, é um dos MCs mais controversos do cenário do Hip-Hop em Moçambique. Ele é um defensor do estilo "Floss Rap", que aborda temas polêmicos que muitas vezes desafiam a vida cotidiana do cidadão moçambicano.



O Grupo 360° (1999-2003)

Dygo cresceu no bairro da Coop, em Maputo, onde iniciou sua jornada musical por volta de 1999 com o grupo 360°. Seus colegas incluíam Dynomite, Denny OG, Bala de Prata, Suky, Julie, Young Sixties e Chamil. Influenciado por artistas como Jay Z, Notorious B.I.G, Nas, Ugk, Scarface, Duas Caras, Azagaia e Big Neo, ele ganhou destaque em 2000 com apresentações nos palcos do Txova, ao lado de seu grupo de freestyles no Hip-Hop.

Em 2003, Dygo Boy partiu para Cabo Verde, onde teve a oportunidade de conhecer outros grupos de Hip-Hop e colaborar com rappers locais de Capeflats e Langa. Essa experiência levou-o a participar em shows e rádio freestyles.



Magnezia (2004-2009)

Em 2004, Dygo Boy foi recrutado pelo grupo Magnezia, que já havia conquistado espaço nas ruas. Em 2006, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado "VO6 não estão preparados", que incluía os sucessos "o meu bolso", "Whatbiwa", "já chegamos" e "Ass duma model".

Envolto em algumas polêmicas, Dygo Boy enfrentou os "beefs" característicos da indústria do rap.

Carreira na TV Miramar (2013)

Com uma formação em Marketing Comercial concluída na Universidade de Stellembosch, Cidade do Cabo, e uma carreira musical de 10 anos, Dygo Boy ingressou no programa "Atracções", realizando reportagens fora do cenário televisivo, cobrindo eventos de entretenimento e enriquecendo as rubricas do programa.



Programa Groove e Atracções

Em 2013, a TV Miramar preparou o programa "Groove" para Dygo Boy, devido à confiança e ao feedback positivo do público. O programa introduziu um segmento internacional, o que trouxe mais atenção à estação no mercado de show business internacional.

Dygo Boy também esteve envolvido com o programa "Atracções" e, a partir de julho de 2014, tornou-se apresentador oficial deste programa.


Discografia e Participações

Dygo Boy tem uma rica discografia que inclui álbuns como "Pura Presença", "We Run Maputo" e "Frescolandia Volume 1". Além disso, participou em várias colaborações, trabalhando com outros artistas moçambicanos notáveis.


Prémios e Reconhecimentos

Dygo Boy recebeu reconhecimento pelo seu talento e contribuição para a cena musical moçambicana através dos Mozambique Music Awards (MMA), prémios anuais que celebram a excelência na indústria musical de Moçambique.

A jornada de Dygo Boy Jurus é uma história de perseverança, criatividade e expressão artística que continua a impactar e inspirar as gerações presentes e futuras em Moçambique.

Postagem Anterior Próxima Postagem