✨ Confira neste portal as Biografias dos artistas da música Lusófona〽️ - Powered by Muziklinee

Calema


Calema é uma dupla musical de irmãos originários de São Tomé e Príncipe, mas com raízes em Portugal. A dupla é composta por António Mendes Ferreira, nascido em 5 de abril de 1992, e Fradique Mendes Ferreira, nascido em 19 de março de 1987. O nome "Calema" faz referência a uma ondulação especial na costa africana.


Nascidos em São Tomé e Príncipe, especificamente na Roça Ribeira-Peixe, no sul do país, em 1987 e na capital São Tomé, em 1992, Fradique e António Mendes Ferreira são fruto de uma mescla cultural que inclui ascendência cabo-verdiana, portuguesa e angolar. Essa diversificada herança cultural despertou neles a paixão pela música. Durante a infância, frequentaram a instrução primária em São João dos Angolares, capital do distrito de Caué, onde fizeram parte do grupo coral da Igreja de Santa Cruz dos Angolares. Em 2009, decidiram adotar o nome "Calema", que se refere a uma ondulação especial na costa africana, simbolizando as emoções, cultura e o sol santomense que eles trazem consigo.


Desde cedo, os irmãos participaram em diversos concursos musicais, sendo vencedores do Lusartist. O início da carreira profissional foi marcado pela criação do álbum de estreia "Bomu Kêlê" (Vamos acreditar em crioulo), em que exploraram tanto o crioulo quanto o português. O álbum foi um sucesso, com todas as músicas compostas por eles. A característica distintiva da dupla é a harmonia das suas vozes cristalinas e potentes.


Apesar de não terem sido selecionados na edição francesa do "The Voice" em sua estadia de três anos na França, os irmãos ganharam destaque ao vencerem o concurso de talentos "Luso Artist" em Estrasburgo, o que levou à gravação do álbum "Bomu Kêlê". Durante a promoção desse álbum em Portugal, conheceram Nelson Klasszik, com quem colaboraram em várias músicas entre 2015 e 2016.


Mais tarde, produziram o álbum "A Nossa Vez" (ANV), que incluía a música homônima. A música "A Nossa Vez" tornou-se um fenômeno no YouTube em 2017, destacando-se como o vídeo mais visto na lusofonia. Em fevereiro de 2019, a dupla foi anunciada como compositores e intérpretes da música "A Dois", que participou no Festival da Canção 2019.

Postagem Anterior Próxima Postagem